domingo, 2 de agosto de 2009

The Pizza of Doom

Na primeira vez em que eu fui ao Cone Pizza, saí de lá pensando "pô, que bacana, por que não fazem todas as pizzas desse jeito?"

Na segunda vez em que eu fui no Cone Pizza tive a resposta.

O diagrama na figura 1 descreve em corte transversal uma pizza em formato de cone. O recheio geralmente é do mesmo material que o lacre de queijo do topo, mas, como eles cumprem funções físicas diferentes, resolvi ilustrá-los em separado. Como o recheio tende a estar mais quente por dentro que na cobertura da pizza em cone, isso faz com que ele geralmente esteja mais líquido, e também libere gordura.
Na figura 2 é possível se observar o que acontece com uma pizza em cone ao ser segura na mão para o consumo. Ao se comprimirem as paredes do cone, uma pressão é gerada, mas essa pressão é contida pela camada de queijo sólido acima.A figura 3 indica um objeto perfurante (dente) causando a ruptura da camada de queijo sólido que continha a pressão no cone. É impossível se consumir uma pizza em cone sem se passar por este estágio.Finalmente, na figura 4 observamos o resultado da ação do conteúdo sob pressão sendo liberado violentamente pela ruptura da camada de queijo. Um jato de azeite e gordura de queijo a cerca de 70 graus celsius é emitido, parando apenas ao encontrar o obstáculo mais próximo - no caso, um olho humano. Meu olho humano.

Com a ajuda de água corrente e o colírio Moura Brasil, o olho viveu para ver outras pizzas. O alerta permanece: quando apreciar pizza em cone, use óculos de nadador, máscara de soldagem, alguma outra proteção óptica - ou, opcionalmente, exija desconto por periculosidade.